quarta-feira, março 14, 2012

"Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e
terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me."

(Marcos 10:21)


JESUS CRISTO ao chamar seus discípulos não só os chama, mas também os desafia a assumirem compromisso com o seu Reino e, a aceitar, incondicionalmente, seu senhorio. Certa ocasião um jovem se aproximou de JESUS (Marcos 10:17-22), para indagá-lo acerca da vida eterna, pensando ser um excelente cristão. Mas ele não havia compreendido ainda o significado e as implicações do verdadeiro discipulado (v. 21).

O jovem fazia quase tudo certo. Mas o seu coração estava dividido entre DEUS e as riquezas. O jovem foi desafiado por JESUS à liberalidade. Ou seja, a abrir mão dos valores materiais. Seria o destronar das riquezas e o entronizar JESUS CRISTO no coração. O jovem foi desafiado a um novo redirecionamento de vida. “... vem, e segue-me”. Não que ele não pudesse seguir a Deus e ter riquezas materiais, mas que ele não poderia servir a dois senhores: a Deus e ao dinheiro. Ele tinha amor às suas riquezas, sua segurança e sentido de existência estavam firmadas em suas riquezas. Havia portanto um ÍDOLO em seu coração, um “senhor” no lugar de Deus. Jesus o desafiou a destronar este ídolo para então ser livre para segui-lo...para de fato encontrá-lo como Senhor e reconstruir sua base de segurança Nele. Depois dessa reforma em seu coração e mente, com certeza ele poderia ter riquezas sem que elas fossem na verdade um deus que o mantivesse cativo. A questão tratada aqui não é o fato do jovem ter riquezas e não abrir mãos delas, mas dele ter um ídolo e não abrir mão de sua idolatria. Não permitir o Senhor fazer a reforma. Não querer abrir mão do que estava entre ele e Deus, apesar de querer segui-lo e pensar fazer tudo certo...toda sua “obediência” às leis morais de Deus era na verdade ineficaz e sem valor, visto que não era fruto de amor a Deus, de submissão verdadeira, de entrega, mas de legalismo religioso.

Este jovem tinha um comportamento aparentemente “justo”, mas não é isso que constrói nossa vida com Deus, ser verdadeiro discípulo de Jesus, mas o que vem antes das atitudes alinhadas com os mandamentos Dele : Amor a Deus, um verdadeiro “casamento” com Ele, aliança que é compromisso, fidelidade, entrega, reconhecer e receber o seu amor, dedicar em resposta o nosso afeto, em exclusividade, sem dividir com ídolos. Ele no lugar Dele. Nada entre nós, nenhum ídolo no coração. Nossas atitudes de obediência, atos de justiça só tem valor e trazem verdadeira prosperidade pra nós quando são frutos de um relacionamento de aliança, mudanças internas motivadas pelo amor e pela entrega ao senhorio de Cristo. Não por querer parecer justo aos homens, não por zelar de uma reputação, não por orgulho, não por auto satisfação, não por querer ser mais santo que os outros, não por recompensas do Pai, não só por querer bênçãos Dele. Não por medo de Deus, de punição, de não ter o que queremos ou precisamos. Não por MEDO ou vaidade, mas por AMOR a Deus, por querer ser dele, por se entregar e arriscar a confiar Nele, por reconhecer o Seu amor incondicional por nós. Por se CASAR com Ele. Por fazer aliança com Ele. O casamento terreno carrega uma expressão, uma demonstração do tipo de relação exclusiva (sem ídolos) que Deus quer ter conosco.

Seguir a JESUS CRISTO implica em confiar inteiramente na providência de DEUS. Lamentavelmente, o jovem não aceitou o desafio de JESUS: “Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades” (v.22). Que não aconteça assim comigo e com você.

Ore: SENHOR, entendo que o chamado de CRISTO é um desafio para despojar-me de meus próprios interesses a fim de abraçar o teu projeto de vida para mim. Me ajuda a sempre ver algum ídolo que possa surgir no meu coração em qualquer tempo da minha vida, para destroná-lo a fim de renovar minha aliança contigo e continuar a responder ao seu amor por mim. Sim, Quero te seguir! Meu Amado.

JESUS abençoe a todos!!!

Isabella Zocratto Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.