segunda-feira, outubro 07, 2013

A Tentação no Deserto

Lemos em Mateus 4:1-11 sobre a tentação que o Senhor Jesus sofreu no deserto.

Mateus 4:1-11 (Bíblia NVI)

01  Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
02  Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
03  O tentador aproximou-se dele e disse: Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.
04  Jesus respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
05  Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
06  Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
07  Jesus lhe respondeu: Também está escrito: Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus.
08  Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
09  E lhe disse: Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares.
10  Jesus lhe disse: Retire-se, Satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto.
11  Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.

Observações:

Lendo esse texto, podemos observar, primeiramente, que:

1) Ser Movido pelo Espírito Santo
No final do capítulo anterior, lemos sobre o batismo de Jesus, feito por João Batista. Lemos também, que logo após o batismo, algo extraordinário aconteceu: o céu se abriu e o Espírito Santo desceu como uma pomba sobre Jesus e uma voz - vinda do céu - disse "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".

Jesus, sendo o Filho de Deus (ou seja, o Deus Filho), poderia ter assumido seu Trono Santo e exigido submissão de todos os homens (grandes e pequenos). Quem conhece Jesus Cristo sabe que Ele tem poder para colocar todo o mundo de joelhos diante de si, à hora que quiser!

Mas, como diz a Bíblia, Jesus "esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens" (Filipenses 2: 7). Ou seja, o Deus Filho tornou-se um homem e estava sujeito às coisas dos homens! Glória a Deus!

Foi como homem que Ele foi batizado por João Batista e recebeu, também, a plenitude do Espírito Santo. Desse momento em diante, Ele se deixou guiar pelo Espírito Santo em tudo o que fazia.

E qual foi a primeira orientação recebida? Vá para o deserto! Não coma nada e não beba nada!

O Espírito Santo o levou ao pior lugar possível: não havia contato humano algum; não havia comida;  não havia água; um calor horroroso durante o dia; um frio horroroso durante a noite. Seu único conforto era a presença majestosa do Espírito Santo de Deus! Alelúia!

Lembre-se que mesmo alguém cheio do Espírito Santo pode estar em desertos; mas, nunca estará sozinho!

2) Propósito do Sofrimento
Vemos também, que Jesus não foi levado ao deserto apenas para sofrer e definhar. Não!

O Espírito Santo o levou para o deserto com um propósito santo! Ele deveria vencer o Tentador! Veja que está escrito, no versículo 1, "para ser tentado pelo Diabo"Veja que havia um Propósito Santo por trás desse sofrimento. 

Muitas vezes, quando estamos passando por muitas lutas (verdadeiros desertos), não compreendemos plenamente os motivos. Nós só vemos as circunstâncias horríveis e não conseguimos ver mais nada.

Mas, para quem tem Jesus Cristo como seu Senhor e é guiado pelo Espírito Santo, nada é por acaso e tudo tem um objetivo!

Se você se encontra em uma situação de "deserto", tenha confiança em Jesus Cristo e deixe-o cuidar de você! Pode acreditar, em algum momento o deserto acabará e você sairá vencedor!

3) A Grande Fome
"Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome."

Jesus não ficou alguns poucos dias no deserto! Não! Ele ficou quarenta dias e quarenta noites. Não comeu nem bebeu nada durante todo esse tempo.

Acredito que Ele só não morreu ali mesmo por puro milagre; pois, só um milagre de Deus pode sustentar o corpo humano vivo, sem comida e sem água por quarenta dias - e, em um deserto!

Meus irmãos, entenda que Jesus teve fome no primeiro dia, no seguindo dia, na primeira semana, na segunda semana, na quinta semana...

Não pensem que Ele teve fome apenas no quadragésimo dia! Não! Ele teve fome todos os dias! Mas, ao quadragésimo dia, Ele teve A FOMEChegou ao limite máximo e não dava para continuar mais.

Acho que muitos de nós já tivemos essa sensação! Quando simplesmente não dá mais! Nossa resistência chegou ao fim!

Mas, Jesus não estava sozinho - nem mesmo nessa hora; o Espírito Santo estava com Ele o tempo todo, mesmo quando os limites das forças já havia sido ultrapassado! 

4) O Malígno Tentador
"O tentador aproximou-se dele"
Esse era o momento do combate definitivo!

O Diabo soube aproveitar o momento certo! Ele sabia que com Jesus não seria fácil, então, ele simplesmente esperou...

Ele viu Jesus ficar mais fraco, dia após dia. Ele viu Jesus ficar magro e com olheiras. Ele viu o corpo de Jesus se movimentando com dores e secando naquele sol horroroso por quarenta dias seguidos...

Aí, quando ele percebeu a melhor oportunidade, atacou!

O Diabo é assim mesmo: pisa em quem já está caído; fere quem já está ferido; rouba quem já não tem nada para se roubar! Dá com uma mão e tira com as duas!

Tem que ser muito covarde para atacar um homem  nas condições em que Jesus estava!

5) A Hora da Tentação
O Diabo deve ter visto milhares de homens morrendo no deserto. Ele sabia que naquele momento, Jesus só pensava em alimentar-se.

Agora, lembre-se que Jesus foi levado ao deserto para jejuar. Assim, Ele não poderia comer nada até que lhe fosse permitido. Sabendo disso, o Diabo lança a primeira tentação:

"Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães."
Ou seja, ele tentou derrubar Jesus usando uma necessidade legítima e urgente mas, era contrária à orientação do Espírito Santo. Se Jesus fraquejasse, Ele teria pecado e o Diabo teria vencido.

Agora, ponham-se no lugar de Jesus e pensem um pouco: "eu tenho poder para transformar pedras em pães e escolho voluntariamente passar fome por quarenta dias e quarenta noites só para obedecer uma ordem...". Não sei quanto a vocês, mas eu teria transformado pedras em um banquete inesquecível e comido até não aguentar mais! Mas, não foi isso que Jesus fez.

Jesus, sabendo que era mais importante obedecer, disse: "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".

O Diabo partiu para outra estratégia: usando heresia - interpretando as Escrituras da maneira que melhor lhe convinha, para enganar e ter proveito próprio. Assim, ele tentou confundir a cabeça de Jesus.


"colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra."

O Diabo usou o Salmo 91:11-12 - interpretado de uma forma errada - para enganar Jesus.

Jesus estava quase morto e completamente esgotado; seria compreensível se Ele fosse enganado dessa forma! Pense bem, sem comida e sem água por quarenta dias: nem mesmo sua memória deveria estar funcionando direito.

Mas, o Rei dos Reis, Jesus Cristo, não foi vencido não!!!! Alelúia!

Ele sabia que não devemos impor tentações a Deus; Ele sabia que estaria tentando a Deus se fizesse o que o Diabo disse. Assim, Jesus respondeu: "Também está escrito: Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus".  (Deuteronômio 6:16)

Jesus venceu porque conhecia bem as Escrituras e porque tinha um estilo de vida completamente santo. Ele não aceitava as "meias-verdades" que havia naquela época. Semelhantemente, nós devemos conhecer as Escrituras e vivermos uma vida santa. Não devemos aceitar "meias-verdades" dessa nossa época - caso contrário, o Tentador nos confundirá.

Por fim, o Diabo apelou para a ganância!

"o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares."

Veja bem, o Diabo conhece a ganância do homem muito bem!

Ele já viu milhares de homens tornarem-se verdadeiros monstros por causa da ganância. E, ele apostou tudo nessa última tentação.

Ele ofereceu o a "glória do mundo" para Jesus - se Ele se prostrasse diante dele e o adorasse. Só que Jesus não queria nenhuma glória nesse mundo. Aliás, Jesus é o Rei da Glória: é esse mundo que tem que querer a glória de Jesus!

Inspirado pelo Espírito Santo, Jesus ordena: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto"

"Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram" Alelúia!

6) A Grande Vitória
Jesus, estando definhado e quase morto, humilhou o Diabo e o venceu! Esse é meu Deus!!!!

No final, o Diabo saiu envergonhado e os anjos de Deus vieram e o serviram.

Confie em Jesus Cristo e entregue-se de coração para Ele!
Deixe-o ser senhor sobre sua vida!
Deixe-o entrar em seu "deserto" e fazer companhia para você!


Que Deus abençoe sua vida!
Por Marcelo Parrela (marcelo.parrela@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.