sábado, outubro 12, 2013

O Poder da Oração do Servo Fiel - Esdras 8:21-23

Texto: Esdras 8:21-23

21 Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para toda a nossa fazenda.
22 Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao rei: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam.
23 Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus; e ele atendeu às nossas orações.

Mensagem: O Poder da Oração do Servo Fiel


Esdras era um grande homem de Deus e que tinha as funções de sacerdote e de escriba. Era, desta forma, um homem consagrado a Deus e dedicado a entender e a ensinar as Sagradas Escrituras.

O contexto deste trecho é o seguinte:
Israel havia sido levada para o cativeiro (na Babilônia) devido a constantes atos de desobediência aos mandamentos do Senhor. Deus havia dito, através de seus profetas, que o castigo duraria 70 anos.
Bem, já fazia 70 anos desde então; e o Senhor - sempre fiel à sua palavra - começou a trazer seu povo de volta para a terra de Israel. E, esse trecho ilustra uma dessas viagens.
Esdras voltaria para Israel e levaria um contingente enorme de pessoas com ele. Como viviam em terras estrangeiras, tinham que contar com a boa vontade dos reis dessas terras. E, pela misericórdia de Deus, os reis estavam ajudando o povo de Israel a voltar para suas casas.

Esdras pediu ao rei Artaxerxes permissão para partir para Israel com seus irmãos e irmãs. Como esperado, o Senhor moveu o coração do rei em favor de Esdras e dos israelitas.

Mas, Esdras não ficou contente apenas em pedir algo ao rei Artaxerxes! Ele queria plantar uma semente de fé no coração desse homem que precisava de Deus - a despeito de sua grande posição e poder.

Esdras, cheio do Espírito Santo, declara ao rei:
"A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam."
Palavras verdadeiras e corajosas. Cheias de fé e de amor!

Mas, a provação de Esdras e de seus irmãos seria grande. Eles deveria caminhar por meses e meses, por um território perigoso e cheio de emboscadas de assaltantes. Eles estariam com suas mulheres e crianças, com seus servos e com seus animais. Além disso, Esdras e seus irmãos estavam trazendo muito dinheiro - para reconstruir Jerusalém e a Casa de Deus.

Que provação!!! Não sei se eu teria coragem de enfrentar uma viagem dessas. 

Mas, o rei, com o coração cheio de generosidade, decidiu ceder parte de seu exército para acompanhar o povo de Israel...

Bem, alguns diriam "Alelúia!!! Que livramento!!!". Mas, não foi essa a atitude de Esdras! Não!

Esdras estava comprometido com a palavra de verdade e de esperança que havia plantado no coração daquele rei. Esdras estava disposto a arriscar a própria vida e a vida de todos os seus irmãos para que essa semente não morresse de forma alguma! Alelúia! Isso é que é ser fiel a Deus!!!!!

Esdras, sendo sacerdote e conhecendo muito bem o Deus das Escrituras, propôs um jejum ao povo. Eles se humilharam e oraram e buscaram a Deus.

Qual foi o resultado: "...e ele atendeu às nossas orações". Alelúia!!! Esse é nosso Deus!!!

Concluindo, devemos sempre confiar nesse Deus maravilhoso! Se andarmos juntos Dele e obedecendo sua Palavra, podemos fazer orações como a de Esdras e sabermos que não estamos jogando palavras ao vento.

Que Deus seja sempre louvado pela sua grande misericórdia e graça! Nós sempre poderemos esperar seu socorro!

Por Marcelo Parrela (marcelo.parrela@gmail.com)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.